Os setores que estão se digitalizando e aderindo às ferramentas de gestão

Em um mundo cada vez mais digitalizado, ferramentas de gerenciamento oferecem melhores tomadas de decisão às empresas no mercado

A digitalização de ferramentas e serviços é um fenômeno que transforma o mundo há décadas e segue em contínua expansão. Como consequência do processo, são atingidas todas as sociedades ao redor do mundo, seja em escala individual, coletiva ou empresarial. Em tempo de pandemia, vigente oficialmente desde março de 2020, muitas companhias aproveitaram as características inerentes à situação mundial para realizar mudanças no âmbito digital. De acordo com estudo da IBM, divulgado em 2020, seis a cada dez empresas aceleraram a digitalização no período pandêmico. Ainda de acordo com dados da multinacional norte-americana, 51% dos executivos brasileiros enxergam a digitalização como prioridade de investimento nos próximos dois anos.


O cenário tecnológico que se estabeleceu ao redor do planeta ao longo dos últimos anos fez com que empresas locais e globais, de diferentes segmentos, realizassem transformações digitais em seus domínios. Durante a pandemia, os setores de educação, saúde, justiça e governo foram algumas das áreas que mais se digitalizaram no período, de acordo com dados coletados em um estudo da Deloitte junto à Cisco, divulgado em 2020. Segundo a pesquisa, denominada “Digitalização, Resiliência e Continuidade dos Negócios”, a adoção de recursos tecnológicos pelas empresas foi muito importante para lidar com a crise e manter os negócios em plena atividade. A tese é fortalecida por estudos do BCG (Boston Consulting Group), que constaram uma valorização maior desde o início pandêmico nas empresas que realizaram uma transformação digital: