O que esperar do leilão 5G

O 5G, dentre todas as demais gerações de redes móveis anteriores, é a que trará sem sombra de dúvidas o maior impacto, dado as possibilidades que serão criadas a partir de então, o que ajudará certamente a criar a revolução digital com pessoas e dispositivos totalmente conectados.


O 5G não é somente internet, ele está mais para um guarda-chuva de oportunidades, e que deve ajudar muito no desenvolvimento do Brasil. A internet móvel da 5ª geração promete entregar muito mais velocidade já que a largura de banda é muito maior. De início serão de 10 a 20 Gbps de velocidade e uma latência de apenas 1 milissegundos, ou seja, internet em tempo real. Essa internet em alta velocidade vai abrir um oceano de oportunidades nos setores de serviços, agropecuária, transporte etc e aplicativos que usam internet em tempo real serão com certeza os grandes beneficiados.


O 5G pode manter facilmente 1 milhão de pessoas conectadas por quilômetro quadrado, algo que é impensável atualmente, visto que temos problemas sérios com infraestrutura de telecomunicações no país, e todos que já se viram em áreas de sombra ou de alta densidade como em estádios devem ter passado por problemas de conexão em razão de sobrecarga.


O 5G ainda vai permitir que todos os dispositivos em casa sejam conectados como televisores, geladeiras, luzes dando vida ao IoT, ou internet das coisas. É justamente onde estão as principais apostas comerciais.


Resumo das gerações de redes móveis:

• 1G trouxe voz nos anos 80. • 2G trouxe voz e texto sms e voz digital. • 3G acesso à internet. • 4G melhorou a internet e trouxe streaming, qualidade de áudio e imagem chegou no máximo. • 5G promete um ganho de velocidade, já que a largura de banda é muito maior. Enquanto o 3G começou com 300 Mbps de velocidade, o 5G parte de 10 a 20 Gbps. A latência do 4G iniciou em 45 milissegundos. O 5G terá tempo de resposta de 1 milissegundo, ou seja, internet em tempo real.

</