Comportamento do consumidor e a evolução tecnológica das empresas

A jornada de consumo das pessoas passa pela experiência que elas encontram ao se relacionarem com as empresas. E isso vem se tornando cada vez mais claro com o advento das tecnologias. O consumidor deixou de ser uma figura anônima, escondida atrás das grandes corporações. Hoje, são eles que determinam como as empresas devem se comportar para atender aos seus anseios. O consumidor, no centro das decisões, passa então a balizar todas as estratégias criadas pelas marcas, que, por sua vez, precisa estar cada vez mais próximo do cliente.

Gestão de cobrança

StartFragment

Mas como as empresas podem cada vez mais buscar a compreensão necessária do público? A resposta é uma só: dados. Em meio ao seu uso constante, os smartphones e as redes sociais cada vez mais colocam à disposição informações estratégicas fornecidas pelos consumidores, que podem ser entendidas como parte das vontades não expostas desses usuários. Com mais rapidez na coleta e um volume maior de informações em mãos, as empresas precisam ter em mente como isso auxilia na busca da melhora da experiência.


O uso de tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, somada à análise e compreensão desses dados, têm papel fundamental nessa mudança. Sobretudo companhias que oferecem produtos e serviços, o uso de sistemas e softwares focados em Analytics permite às empresas acesso a uma enorme variedade de informações relacionadas a registros de compras, buscas na internet, pesquisas de satisfação, entre tantas outras. E é por meio do Big Data que as informações são caracterizadas em tempo real e de forma universal, independente de limitações de espaço e tempo.

"Com soluções específicas, é possível automatizar o contato com o consumidor e ampliar as possibilidades de comunicação, integrar o sistema a uma base de dados atualizada para identificar perfis específico, como de devedores, de acordo com seu histórico de créditos, e também de clientes que consomem determinado produto com recorrência."